sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Meu Blog : Mais um desafio

Na condição de profissional de imprensa, vejo-me desafiado a montar um Blog que, imagino, será útil, importante e proveitoso para os meus leitores. Para quem gosta de desafios e de uma boa ferramenta de comunicação, um blog é na atualidade um prato cheio até as bordas.

Definitivamente, os blogs já são uma realidade importante. Há algo neles que me motiva e , presumo, ter o mesmo efeito em qualquer profissional da minha área, mais do que em qualquer outro profissional : as informações são colocadas de forma livre, sem a influência de patrocinadores ou grupos. Significa expressar-se com liberdade sobre qualquer tema, respeitando tão somente seus próprios valores éticos.

Não posso deixar de considerar outros aspectos interessantes dos Blogs . O geográfico, por exemplo, e seu potencial de abrangência : emitir opiniões e levar informação a um público leitor que pode estar do outro lado do mundo.

Observo, no entanto, que alguns detentores de blogs têm semelhança com muitos daqueles que vi iniciar a trajetória profissional em meios de comunicação ( até eu fui assim um dia ). Jornalistas e comunicadores pensam, inicialmente, que vão mudar o mundo. Mas, rapidamente, aprendem que sua função não vai mudar o mundo e sim explicar para ele o que está acontecendo, mostrar a realidade. Contar a notícia, seja ela boa ou ruim. Mas, contá-la, acima de tudo, com imparcialidade. Uma profissão emblemática que oferece luz à sociedade nos momentos em que mais necessita tirar conclusões.

Pois bem . É dentro dessa ótica que vou exercer meu papel nos enfoques postados no Blog. Ajudar a formação de opinião no contexto atual.
O jornalismo no blog pode e deve ser para todos.

É o que tinha a dizer .